O roteiro em Melbourne vai dos parques incríveis às casinhas coloridas de Brighton Beach e revela uma cidade moderna e encantadora! O grande final fica por conta do passeio pela Great Ocean Road, que é de encher os olhos com tantas belezas naturais. Veja as dicas sobre o que fazer em 3 dias em Melbourne e inspire-se!
O que fazer em 3 dias em Melbourne
Melbourne é a capital e a cidade mais populosa do estado de Victoria e todos dizem ser uma cidade que fascina, mas conosco não foi exatamente amor à primeira vista.
Nós chegamos via Aeroporto Melbourne Tullamarine, o mais próximo da cidade, e pegamos o SkyBus logo na saída do terminal. Ele custava em 2016 AU$ 19,00 por pessoa, com parada final na Southern Cross Station, a duas quadras do nosso hotel Ibis Little Bourke St.
Chegamos na hora do rush, em meio a movimento, carros, trams e pessoas indo pra cá e prá lá num ritmo frenético. Aliado à isso, o hotel ficava numa rua estreita e estranha à primeira vista. Por sorte essa foi só a primeira impressão.
1. Roteiro em Melbourne – Federation Square e Southbank
Melbourne foi se revelando aos poucos. E assim que deixamos as malas no hotel, saímos pra conhecer o centrinho movimentado, passando pela Federation Square e pela beira do rio Yarra River, no Southbank, região que é cheia de restaurantes e tem uma atmosfera bem legal. Acabamos jantando por lá e voltamos para o hotel, finalizando o dia.
E eis que em Melbourne tudo parece ser irritantemente impecável: a cidade é limpa, segura, cosmopolita, possui educação de qualidade e segurança pública, além de ter um transporte público dinâmico e funcional – por lá circulam carros, táxis, ônibus, bicicletas, trams e até charretes.
Por falar nos trams, eles são semelhantes a bondes e no centro da cidade o transporte com trams é gratuito, local conhecido como Free Tram Zone ou seja, você entra e sai sem pagar nada. Mas não se anime, as coisas costumam ser bem caras por lá, mais caras que Sydney inclusive.
2. Roteiro em Melbourne – Parques, arte de rua e praia
Parques de Melbourne
No dia seguinte exploramos os parques da cidade, começando pelo Flagstaff Gardens, depois passamos no Queen Victoria Market e pelo Carlton Gardens, onde fica o Royal Exhibition Building e o Melbourne Museum. Que lugar lindo! Tenho que admitir que o outono e as folhas das árvores caindo deram um charme a mais.
Arte de rua
Saindo dali andamos até a Hosier Lane, a mais famosa das Lanes de Melbourne. Lanes são pequenas ruas normalmente cheias de cafés e restaurantes que ficam espalhadas pelo centro e nas quais os artistas aproveitam pra fazer seus grafites.
A Hosier Lane é bonita, mas confesso que achei outras ruas com pinturas mais interessantes, como essa que era bem ao lado do nosso hotel.
Monumentos e jardins de Melbourne
Continuamos andando até o memorial Shrine of Remembrance ou Santuário da Lembrança, um dos maiores memoriais de guerra da Austrália e que proporciona uma vista linda da cidade. Esse memorial fica inserido no Royal Botanic Gardens.
Seguimos andando pelo Albert Park, local onde acontece o circuito de Fórmula 1 e continuamos até St.Kilda, uma das praias de Melbourne.
Do começo do dia até a praia de St.Kilda andamos pelo menos 10km, o que pode parecer loucura, mas boa parte do caminho foi em meio à jardins e parques. A cidade é repleta deles, e assim a caminhada se torna muito mais interessante.
Em St.Kilda pegamos um Uber até Brighton Beach, basicamente pra ver as famosas casinhas coloridas na praia. Voltamos ao centro também de Uber.
Docklands
No final da tarde a idéia era ir até as Docklands pra ver o pôr do sol, mas no meio do caminho estava o Etihad Stadium e uma multidão de pessoas indo pra lá. Na hora fomos até a bilheteria e compramos os ingressos pra ver um jogo que sequer sabíamos de qual esporte se tratava.
Logo descobrimos que era o futebol australiano (conhecido como footy – aliás os australianos tem mania de abreviar todas as palavras). Semelhante ao rugby, é um esporte nascido em Melbourne e paixão nacional. Logo o estádio ficou completamente lotado. Detalhe: as torcidas ficam misturadas e apesar do fanatismo todos se comportam e respeitam o espaço um do outro.
Saindo do jogo ainda fomos presenteados com o tal anoitecer nas Docklands, lindíssimo!
Pensando em ir pra Austrália? Esses posts podem te ajudar:
- Roteiro em Sydney, parte 1 e parte 2
- Roteiro em Brisbane e o Lone Pine Koala Sanctuary
- Roteiro pela Gold Coast e Surfers Paradise
- Dicas sobre o visto australiano
3. Roteiro em Melbourne – Great Ocean Road
O dia seguinte estava reservado para o passeio pela Great Ocean Road e os Doze Apóstolos. Tem um post inteirinho dedicado a esse passeio que é de encher os olhos com tantas paisagens lindas! Veja aqui.
No dia seguinte seguimos viagem, pegamos um Uber até o aeroporto e voamos pra Brisbane. Nesses 3 dias em Melbourne conseguimos ver porque ela já foi eleita tantas vezes como a melhor cidade do mundo para se viver!
Comentários
Melbourne parece linda mesmo! Ainda não conheço, mas com certeza vai entrar em um roteiro futuro 😉 E uma road trip por ali parece muito legal mesmo! Obrigado!
Gente, que lindo! Acho que é a primeira vez que vejo um post sobre Melbourne! E, óbvio, fiquei morrendo de vontade de conhecer, mentira, de morar mesmo! haha Adorei o “irritantemente impecável”! Eu moro em Abu Dhabi e, se não for verão, também dá pra ter a mesma sensação daqui. E esse céu no Botanic Gardens? Lindo demais! Amei as dicas, explicações e as fotos! Beijo grande
Obrigada Polly! Então.. tive a mesma vontade hehehe.. A cidade é muito legal! Abu Dhabi deve ser incrível também, ano que vem estou planejando conhecer a região numa parada estratégica no caminho pra Indonésia. Beijos!
Deve ser maravilhosa. Um sonho conhecer e ainda mais morar. Parabéns pelo post!
Oi Laís! Interessante como um post bem escrito e fotos bem legais podem mudar um pensamento. Eu nunca tive muito interesse por essa região, mas ao ler seu relato, já fiquei refletindo sobre uma possível ida, he he he…
Parabéns pelo post!
Abraços,
Carolina
Obrigada Carol!! A Austrália é maravilhosa! E Melbourne uma cidade incrível, moderna e cosmopolita. Sofro de saudades hehehe