O post de hoje pode parecer simples para os viajantes mais experientes, mas é um tema que frequentemente gera dúvidas entre os leitores. Preciso de passaporte? Como faço para emitir? E o visto? Vamos com calma…
Pra começar, vamos esclarecer que você pode viajar somente com seu RG para alguns países da América do Sul, que são: Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Equador, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.
Mas atenção: é a carteira de identidade! Nada de querer viajar com carteira de motorista ou do órgão de classe, elas não serão aceitas. Além disso a carteira de identidade deve estar em bom estado e você deve estar reconhecível na foto, caso contrário terá problemas.
Sugestão: faça o passaporte e viaje com ele. É muito mais confiável, não dá margem para subjetividades de avaliação e você não vai ficar inseguro toda a vez que tiver que passar pelo balcão do check-in ou pela imigração, pensando se o seu documento será considerado em bom estado ou não. Quer mais um benefício? Um passaporte carimbado é bem recebido, tanto na hora de pedir algum visto quanto na hora de fazer imigração.
Bom, excetuando esses 9 países, se quiser sair do Brasil pra conhecer qualquer outro país você vai precisar de um passaporte. Confira os passos para emissão:
Passo a passo para tirar o passaporte
- Verifique e reúna a documentação necessária. Para o passaporte comum ela pode ser encontrada aqui. É basicamente composta de documento de identidade, título de eleitor (e comprovantes de votação da última eleição), CPF, passaporte anterior válido (se houver), documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (para os homens) e a Guia de Recolhimento da União – GRU com o pagamento da taxa relacionada (a guia é gerada após a solicitação de emissão).
- Solicite a emissão. Aqui você vai inserir os seus dados e escolher o local para atendimento. Ao final é gerada a guia, que deve ser paga até a data de vencimento (valor em 2017 é de R$ 257,25).
- Após o pagamento da guia e compensação bancária, é liberada a seção de agendamento do atendimento, na qual você escolhe o melhor dia e horário para comparecer ao posto da Polícia Federal. No dia escolhido não esqueça de levar todos os documentos do item 1 e mais a guia paga. O processo é bem simples e rápido: serão coletados seus dados e tiradas suas digitais e uma foto. Você será avisado por e-mail quando ele estiver pronto pra buscar.
Evite problemas: peça o seu passaporte com antecedência e mantenha-o sempre válido. A maioria dos países exige validade mínima de 6 meses.
Um detalhe que muitos confudem: não existe renovação ou prorrogação de passaporte. Se o seu está prestes a vencer você precisará reunir os documentos e fazer todos os processos novamente.
Além do passaporte, alguns países exigem também o visto, um documento que funciona como permissão de entrada – por certo período de tempo e para certa finalidade.
Você vai precisar de visto se estiver viajando para os Estados Unidos, Austrália e Japão, por exemplo. Se quiser ter uma ideia de quais países exigem visto, esse site pode ajudar.
Para viagens de até três meses pela Europa não é necessário visto. Mas não se esqueça do seguro viagem de pelo menos €30.000, exigido para os países integrantes do Tratado de Schengen.
Gostou das dicas? Tem alguma história pra contar sobre o assunto? Deixe nos comentários!
Comentários
Ótima publicação. Esclarecedora, principalmente para os iniciantes. O assunto.
Parabéns!