Ter status elite em cias aéreas pode te dar benefícios importantes como acesso a salas vip nos aeroportos, upgrades cortesia, franquia de bagagem ampliada, tabela de resgate de passagens com milhas reduzidas entre muitos outros. São vantagens que facilitam suas viagens e podem te fazer economizar bastante.
É novo no mundo dos pontos e milhas? Esse post aqui pode te ajudar
Sou da opinião que status nunca é demais, ainda mais quando é fácil de conseguir. Se for grátis melhor ainda!
Nesse sentido existe o “status match”, que é uma equivalência de status entre diferentes cias aéreas ou alianças. É uma forma que a concorrência tem de conquistar clientes elite de outras empresas, que são consumidores em potencial. Pra fazer um match você precisa ter conquistado pelo menos um nível elite em alguma empresa.
Muitas vezes as cias lançam campanhas durante um certo período para concessão da equivalência. Outras costumam manter isso como padrão. Para saber das oportunidades eu costumo acompanhar sites como o StatusMatcher, onde os próprios usuários reportam os casos de sucesso e explicam como fizeram pra conseguir. Além de blogs como o Mestre das Milhas do Eloy, o Meu Milhão de Milhas do Guilherme, o Passageiro de Primeira do Fábio, entre outros.
Foi no Status Matcher que eu descobri que poderia fazer a solicitação para match no Latam Pass, programa de fidelidade da Lan (agora Latam), através do meu Platinum no AAdvantage da American Airlines.
O procedimento é simples: mandei um e-mail para “lanpass_casos_operaciones@cc.lan.com”, em espanhol, explicando que eu tinha status Platinum na AA, e perguntando sobre a possibilidade de equivalência na Latam. Informei meus dados como nome, CPF, números LanPass (agora Latam Pass) e Latam Fidelidade. Coloquei anexos o extrato da minha conta AA, cartão virtual, comprovante de um voo que eu havia feito com a Tam em 2016 e número da reserva de um voo que eu faria com a Latam em 2017.
O primeiro e-mail não teve retorno, então uma semana depois insisti e reencaminhei. No dia seguinte recebi uma atualização informando que a demanda tinha sido enviada pra pessoa responsável. Mais um dia e recebi a confirmação de concessão do match e atualização do status, com validade até 03/2018, o que considero um ótimo prazo.
Além de conseguir equivalência Sapphire na oneworld por mais um ano (o que garante acesso a mais de 650 salas VIP, com direito a um acompanhante, limite de bagagem adicional entre outros), quem se torna Latam Pass Platinum ganha 6 cupons de upgrade, que eu consegui usar com sucesso quando viajei na executiva no trecho Londres-Guarulhos, veja aqui. E o melhor, não paguei nada por isso!
Importante ressaltar que meu status no Latam Fidelidade continuou o mesmo (já que a política deles é de não concessão de match). Só ganhei o Platinum no LanPass, que agora se chama Latam Pass. De qualquer forma os benefícios são os mesmos para todos os passageiros do Grupo Latam.
Algumas cias aéreas costumam manter permanentemente desafios para concessão de status match. É o caso da Azul e da Delta, nos quais após cadastro e comprovações, o status é concedido por um período de teste. Nesse período você deve cumprir a exigência de acúmulo de pontos (normalmente menor que o padrão), para então ter o status prolongado pelo prazo comum. Veja detalhes de como conseguir nos links.
Nem todos sabem que é possível esse tipo de solicitação e são estratégias que podem te dar muitos benefícios sem custo algum. Quem tem informação consegue benefícios que antes pareciam difíceis ou muito caros, então aproveitem!
Comentários
ótimo post. Será que consigo match entre a categoria smiles diamante para alguma boa na Latam?
Oi Silvio, obrigada. Olha, acho que não custa tentar. Especialmente se você tiver um voo agendado com a Latam acho que as chances são boas. De qualquer forma o Latam Fidelidade não costuma fazer match, o match é pelo Lan Pass. Boa sorte! Se conseguir volta pra dar seu relato!
Muito obrigado, assi que necessário, vou testar. Abraços e sucesso.
assim*
Esse e-mail “lanpass_casos_operaciones@cc.lan.com” não é mais válido.
Oi Edgard! Você pode tentar nos endereços: lancom_lanpass_en@cc.lan.com ou customer_service@cc.lan.com. São endereços reportados no site Status Matcher por usuários que conseguiram. Sugiro que tente um por vez, caso não tenha sucesso com um, parta pro outro. Boa sorte!
Fiz contato com a LATAM_CHI no twitter a pouco, pediram os dados, voos anteriores realizados e verificaram que como o meu cadastro cai na Multiplus (mesmo o numero original da LanPass que eu possuia), eles acabam não podendo realizar o match. Segue parte da msg originial: “… we verified the information regarding the frequent flyer number x…x and it is also a LATAM Fidelidade/Multiplus number. For this reason, it’s not possible to request the status match. …. Regards”. Acho que via LAN não rola mais.
Oi Gustavo. Realmente depois da fusão no ano passado acho que não estão mais concedendo status match. É uma pena. De qualquer forma não custa tentar, pois as coisas estão tão instáveis nos programas de fidelidade que não duvido mudarem de posicionamento em breve..