O Jardim Botânico de Singapura foi um dos lugares que mais gostei de visitar na cidade. Além de ser enorme (são mais de 60 hectares), ele é impecável em todos os detalhes! Os caminhos limpos, a grama cortada, as árvores lindas, flores por todos os lados. Foi classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco, em 2015, tamanha beleza e importância botânica do local, que existe desde 1859.
Jardim Botânico de Singapura
Ele fica relativamente perto da Orchard Road, a rua dos shoppings de Singapura. Uns 20 minutos de caminhada separam os dois locais e a combinação de jardim com compras é uma boa opção para um dia de roteiro na cidade. Partindo da região da Orchard, o portão de entrada mais próximo é o Tanglin Gate, que fica na esquina da Holland com a Cluny Road e tem essa entrada linda (ao sul do jardim). Se for de metrô a estação é “Botanic Gardens” que fica bem ao norte. Nesse caso você pode conhecer o jardim de norte a sul e sair pelo Tanglin Gate em direção à Orchard.
O jardim tem muitas esculturas e lugares lindos, além de uma grande coleção de plantas tropicais.
O local também é um grande centro de pesquisa e desenvolvimento de orquídeas e outras plantas tropicais, dá pra ver o pessoal trabalhando nos laboratórios.
A flor nacional de Singapura é a orquídea Vanda Miss Joaquim, um híbrido que teria sido criado em 1893 pela Miss Agnes Joaquim, uma senhora armênia, embora algumas histórias afirmem que tenha sido ao acaso e que a planta seria na verdade um híbrido natural. De qualquer forma ela foi declarada como flor nacional em 1981, especialmente pelas suas cores vibrantes, robustez e resiliência, qualidades que refletem o espírito do povo de Singapura – que é a única nação a ter um híbrido como flor nacional.
National Orchid Garden
Aliás as orquídeas são as maiores atrações por aqui. O National Orchid Garden fica dentro do jardim, é a única atração paga (SGD 5,00 para adultos) e vale cada centavo! São mais de 1000 espécies e 2000 híbridos em uma área de três hectares que abriga mais de 60 mil plantas! É a maior exibição de orquídeas do mundo. Não tem como não fazer muitas fotos e admirar tanta beleza.
A lojinha na saída do National Orchid Garden é bem bacana, tem muitos produtos que trazem orquídeas como tema, como jóias, camisetas e souvenirs de vidro que contém orquídeas de verdade dentro, super delicado.
Saindo dessa área a beleza continua, tem um jardim de gengibres, lago e cachoeira.
Continuando a caminhada, passamos pelo Symphony Lake, um dos três lagos do jardim, que tem um auditório para shows e apresentações ao ar livre.
Tem ainda uma área dedicada às crianças na parte norte, ao lado da Bukit Timah Road (quem chega de metrô entra por essa região), mas acabamos não conhecendo pois saímos pelo leste, no Nassim Gate.
Sem dúvidas é o jardim mais lindo que já conheci, muitos detalhes, muito capricho. O maior problema enfrentado ao conhecê-lo é o calor tropical de Singapura. Se não conseguir explorar muito, pelo menos conheça o National Orchid Garden e percorra o caminho até o Tanglin Gate, é realmente imperdível. Se puder escolher, vá de manhã cedo, quando o calor é menor.
Para suportar o calor: tem máquinas de bebidas em alguns pontos e alguns restaurantes.
Horário de funcionamento: entre 5h e meia-noite, todos os dias
Entrada gratuita
Para informações ainda mais detalhadas recomendo os posts super informativos do blog do Oscar – aqui e o Viajoteca – aqui
Endereco: 1 Cluny Road, Singapore
Comentários
Que bonito! Sempre gosto de visitar jardins botânicos mundo afora, especialmente quando posso ver as plantas locais. Tenho vontade de conhecer Singapura 🙂
Eu acho que você não vai se arrepender.. amei Singapura num grau! E o jardim deles é um dos mais lindos que já conheci!
Adoro conhecer o Jardim Botânico das cidades que visito e esse de Singapura é lindíssimo. Adorei a dica!
Obrigada pela visita Vivi! 🙂
Impressionada com a beleza do jardim, eu adoro esse tipo de passeios, já quero incluir no meu roteiro em Singarupa. Amei as fotos, estão lindíssimas.
Não deixe de incluir no roteiro Deisy, por favor! Muita gente acaba conhecendo só a região da Marina Bay (que também é linda), mas esse jardim é imperdível. Obrigada!
Que delicia de passeio! De fato o Jardim Botânico de Singapura parece ser lindão! Com certeza estará na lista quando formos visitar a cidade.
Vale a pena Itamar! 🙂
Muito bonito este jardim botânico! Já há algum tempo tinha lido que este local era dos pontos de interesse mais visitados de Singapura. Bom texto e fotos. Abraços desde Portugal.
Obrigada Pedro! Realmente o número de visitantes anuais do jardim impressiona, é cerca de 1/4 do número anual de turistas que visitam o Brasil inteiro – apenas um jardim!
Eu AMO esse lugar.. Na minha opinião o SBG é o Jardim Botânico Tropical mais incrível do mundo. O Gardens by the Bay é também fantástico, mas se for para escolher entre um ou o outro acho que prefiro esse. A coleção das orquídeas é um espetáculo à parte. A única coisa que eu não gosto do SBG é o calor infernal que costuma fazer por lá. Mas a exuberância da vegetação não seria a mesma se fizesse tanto calor. Obrigado por citar meu post.
Bjs
Concordo contigo Oscar, amei o Gardens by the Bay, ele é único e super diferente, mas o SBG é incrível. A organização deles é impecável e nunca vi tantas orquídeas lindas em um mesmo lugar. Agora o calor é terrível! Eu nem cheguei a conhecer a parte norte do jardim por conta disso.. Seu post é super completo, dá pra conhecer mais da história do lugar, adorei..
[…] do Yotel Orchard Road é ótima. Ele fica na rua dos shoppings e relativamente perto do Jardim Botânico de Singapura, com muitas opções de transporte por […]