A Mesquita de Abu Dhabi – Mesquita Sheikh Zayed é uma das maiores e mais belas mesquitas do mundo. Símbolo da capital dos Emirados Árabes Unidos, é um daqueles lugares que valem a pena por si só. Veja como ela é, como chegar, os melhores horários e com que roupa ir.
Mesquita de Abu Dhabi
Como chegar
A distância entre Dubai e Abu Dhabi é de cerca de 130km ou 1h30min. Existem tours partindo de Dubai, mas a forma mais prática de ir é de carro. As estradas são ótimas, é praticamente uma reta infinita. O caminho é bem sinalizado e como a mesquita fica logo na entrada de Abu Dhabi é bem fácil achar ela. Usamos o Waze que foi útil tanto para saber o caminho quanto para saber a velocidade máxima na estrada.
Dica: se você não alugou carro no aeroporto ou não pretende ficar com o carro o tempo todo em Dubai, pode alugar só por um dia. Há um stand da Thrifty no Dubai Mall. Alugamos o carro com todos os seguros por cerca de 250 reais. O combustível lá é barato e o rendimento é alto. Para alugar o carro foi exigida a PID – permissão internacional para dirigir.
Quando ir e horários
A mesquita fica aberta de sábado a quinta-feira, das 9h às 22h e na sexta-feira das 16h30 às 22h. A sexta-feira é um dia especial para os muçulmanos e ela fica fechada pela manhã para que eles tenham mais tranquilidade para fazer suas orações, então se puder escolher evite ir nesse dia.
É bom verificar no site oficial pois os horários podem mudar, especialmente se for o mês do Ramadã. No site também é possível ver os horários disponíveis para fazer o tour guiado.
Nós fomos em um domingo pela manhã. Chegamos lá por volta das 10h e as salas de oração estavam abertas, com acesso liberado e não estava muito cheio.
Quanto custa
Nada! Tanto a entrada quanto o estacionamento são gratuitos.
Veja também: Roteiro de 3 dias em Dubai e Abu Dhabi
Com que roupa ir
Existe um código de conduta para vestimentas. Não é permitido entrar com pernas e braços à mostra. As mulheres também devem cobrir o pescoço e cabelos. Se for de calça, não pode estar marcando o corpo. Os homens não podem ir de bermuda nem de regata. A figura abaixo é do site oficial e ilustra bem.
Caso sua roupa não se adeque eles fornecem gratuitamente a “abaya” para as mulheres, roupa típica que cobre o corpo e cabeça. E para os homens fornecem uma calça ou roupa apropriada.
Eu fiz a lição de casa e fui com uma calça decente, camisa de manga longa e levei um lenço para colocar lá. Porém assim que entramos fui orientada a ir para a sala à esquerda e uma moça apontou para as abayas. Coloquei sem questionar.
Para entrar na mesquita é preciso tirar o calçado. Há um local na entrada com vários nichos para guardar.
O que ver
Logo na chegada a Mesquita de Abu Dhabi impressiona pelo tamanho e beleza da arquitetura.
O mesquita é toda revestida em mármore e adornada com mosaicos florais de pedras semi-preciosas. Outros materiais naturais como cristais e ouro foram utilizados. A riqueza de detalhes é impressionante.
São 4 faróis e 82 cúpulas, que têm janelas que permitem a entrada da luz natural para iluminar o salão de orações. As 1096 colunas de mármore branco são revestidas com pedras como lápis lazuli e ametista.
Depois de passar pela parte de fora, entramos nas salas de oração. Mais paredes lindas e lustres magníficos. A sala principal abriga o maior tapete persa do mundo, eleito pelo Guinness Book em 2007.
A mesquita foi construída a pedido do Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, responsável pela unificação dos Emirados Árabes, para que servisse como um mausoléu. Ele acabou morrendo antes do final da obra, que levou mais de 10 anos para ser concluída.
Não foram poupados recursos para sua construção e hoje é uma das obras mais impressionantes do islamismo. Um lugar que apesar dos superlativos transmite muita paz.
A mesquita por si só vale muito a pena a visita. Além disso é possível combinar com outras atrações de Abu Dhabi no mesmo dia. Recomendo!
Comentários
Adorei o post! As dicas de roupa são super uteis! quando fui pra Turquia, vi muita gente sendo “barrado”
adorei o psot
Não é?! Bom sempre estar ligado nessas coisas..
O branco alvíssimo num lugar tão quente e as piscinas interiores ajudam a dar a sensação de “oásis” no meio do deserto, não? Acho a mesquita maravilhosa e um dia espero visitar. Grata pelas dicas
Exatamente, apesar de tanta ostentação no ouro, pedras e mármore, acima de tudo achei um lugar de muita paz!
Quantos detalhes lindos, com certeza vou querer conhecer, dicas super válidas e úteis! Parabéns pelo post!!
Obrigada Livia, vale a pena, recomendo.. é um lugar que eu gostaria de voltar!
esse lugar é muito impressionante, os detalhes são incríveis! a primeira mesquita q visitei foi la em Kuala Lumpur e tambem usei uma abaya
É uma experiência interessante né Angela, dá pra sentir um pouco do que elas vivem.. Obrigada pela visita!
A Arábia e os seus costumes é algo que me atrai imenso… E nossa como é essa Mesquita parece ser linda por demais, adorei!
Adorava ir aqui! Que maravilha de lugar, já estive perto mas não deu tempo para visitar.
Arquitetura linda, esses detalhes são impressionantes, um lugar que merece está no roteiro, as fotos estão maravilhosas.
Obrigada!! 🙂
Sem dúvidas merece!
Esse lugar é realmente lindo, nós adoramos ter conhecido. Foi difícil segurar a Olivia para não correr nesse carpete gigantão.
rsrsrs não tinha pensado nisso, mas deve ser uma tentação mesmo