O interior de Bali pode não ter praias paradisíacas mas tem muito da cultura balinesa. Se você não tem muitos dias na ilha ou prefere ficar hospedado perto da praia, veja o que fazer em Ubud em um roteiro de um dia.
Quem sonha em viajar para Bali para ver um lugar espiritualizado, calmo e encontrar paz, pode se decepcionar com o agito de Kuta e Seminyak, regiões mais centrais. É em Ubud que está o centro artístico e cultural da ilha, com suas plantações de arroz, templos e artesanato local.
Veja também: Roteiro completo em Bali
Para esse roteiro curto recomendo contratar um motorista que passe o dia todo contigo, a fim de otimizar o tempo. Nós contratamos o Putu Sudiana e gostamos do serviço (o mesmo transfer que nos buscou no aeroporto quando chegamos em Bali). Outra opção é alugar uma moto, mas só indico se você tiver experiência. O transfer incluindo carro, motorista e 10h de tour custou USD 40.
O motorista Gede chegou de manhã cedo no hotel em Uluwatu e começamos o trajeto até Ubud, que levou cerca de 2h. No caminho ele foi contando um pouco sobre os costumes balineses, bem interessante. Tiramos várias dúvidas sobre a religião hinduísta. Ele também questionou o que gostaríamos de fazer em Ubud e sugeriu algumas atividades como rafting, visitar lojas de prata ou lojas de roupas típicas. Mas nosso primeiro destino já estava definido: o terraço de arroz de Tegallalang.
O que fazer em Ubud: Tegallalang Rice Terrace
O arroz faz parte da cultura de Bali. É base da alimentação e tem importância na religião, sempre presente nas oferendas. Muitos balineses têm origens em fazendas onde se cultivava o cereal.
Os terraços são feitos para que a água se acumule e escoe lentamente das áreas mais altas para as mais baixas. E não dá pra negar que a paisagem é linda!
Tegallalang é o terraço mais próximo de Ubud. Fica a cerca de 20 minutos de carro do centro da cidade. Também por isso é bastante procurado pelos turistas.
A entrada custa 10 mil rúpias, mais ou menos 2,50 reais e é cobrada já na chegada. Apesar de Gede ter nos alertado de que não deveríamos pagar mais nada, na parte baixa do terraço havia uma mulher cobrando gorjetas. Ela dizia que o terreno era particular e que para passar deveríamos pagar. Não discutimos e deixamos 4 mil rúpias, para duas pessoas.
Do outro lado do terraço há alguns balanços altos, bem comuns em Ubud, e algumas lojinhas com água, sucos e snacks. Aproveite pra curtir e tirar algumas fotos.
Uma hora é suficiente pra conhecer. É preciso disposição pra descer e subir os degraus já que faz muito calor e o ambiente é bem úmido! Vá com roupas frescas e leve água.
Opção pra quem tem mais tempo em Ubud: visitar os terraços de Jatiluwih, único Patrimônio Mundial da UNESCO em Bali, que ficam ao norte de Ubud. Como estão mais distantes e o acesso é um pouco precário, são bem mais vazios que Tegallalang.
Artesanato local no Ubud Market
No centrinho da cidade o ponto de referência é o Ubud Market. O mercado é enorme e tem desde artesanato, até roupas e comida. Dá pra se perder em meio aos corredores. Você estava vendo bolsas de palha e em um instante já está perdido em meio aos temperos e oferendas na área externa!
De qualquer forma é bem legal se perder pelo mercado. E é um dos melhores lugares que encontramos para comprar lembrancinhas. Só não esqueça de pechinchar. A arte da pechincha é quase obrigatória em Bali e os preços caem muito!
Ubud Palace
O Ubud Palace ou Puri Sareng Agun é um complexo histórico que foi residência do último monarca de Ubud e ainda é propriedade da família real. Mas eles não moram lá, como muitos sites e blogs indicam. O local recebe eventos e apresentações típicas. Não é cobrada entrada e vale muito a pena passar pra ver de perto tantos detalhes da arquitetura balinesa.
Culinária local
Ubud tem muitos restaurantes charmosos, lojas de produtos naturais e orgânicos. Dá pra gastar um tempo andando pelas ruas e descobrindo lojinhas interessantes. Experimentamos um sorvete de coco maravilhoso, em uma loja que só vendia produtos de coco – Tukies Coconut Shop.
Outras opções
Se você se hospedar por lá ou quiser curtir mais tempo na cidade opções para o que fazer em Ubud não faltam. Uma das mais tradicionais que acabamos não conhecendo é a Floresta dos Macacos ou Monkey Forest. Aulas de yoga, massagens e spa estão entre as preferidas dos turistas. Outro tour muito interessante que parte de Ubud é o que vai até o Vulcão Mount Batur, para ver o sol nascer.
Comentários
Esse lado menos turístico agrada-me muito mais. Fujo das multidões, sempre que posso. Se esses campos de arroz já são belíssimos, imagino os de Jatiluwih que são património da Humanidade. Vou sonhar com eles…
Sim, uma pena que não consegui ir mas pelas fotos que vi são belíssimos também.
Não só descobri o que fazer, como descobri Ubud, da qual nunca tinha ouvido falar! Adorei os terraços de arroz. Tudo muito verde para todos os lados, o que me apraz.
Obrigada Luciana, Ubud é linda mesmo, muita arte, templos e cultura.
Que legal, nunca vi uma plantação de arroz assim de perto, deve ser legal. E adorei o Ubud Palace, cheio de detalhes incríveis.
Os detalhes são lindíssimos!
Muito bom mostrar esse outro lado. Conhecer as praias e não se permitir conhecer um pouco da cultura e tradições locais é se negar conhecer realmente Bali.