A nossa última semana na Austrália ficou reservada pra curtir a Gold Coast. Pegamos um Uber em Brisbane chegamos em menos de 1 hora – pela metade do preço cobrado pelos transfers.
A região é conhecida pelas praias paradisíacas, pela prática do surf e por Surfers Paradise – onde nos hospedamos, no hotel Grand Chancellor. Essa é uma região cheia de hotéis, shopping e restaurantes, tudo feito pro turista, e me lembrou muito Waikiki, no Havaí.
Nosso foco não estava voltado pros parques temáticos (por lá tem Wet’n’Wild, Sea World, Warner Bros. Movie World e DreamWorld), mas sim pras praias e pra cidade.

Praia de Surfers Paradise

Vista do hotel à noite – praia

Vista do hotel à noite – cidade

Vista do hotel de dia – praia

Vista do hotel de dia – cidade
Gold Coast e o que mais me chamou atenção:
– As pessoas são muito educadas e as leis/regras são cumpridas (bem como em toda a Austrália), talvez por isso tudo funcione tão bem.

Placa informativa. Cada praia tinha uma dessas. Reparem na quantidade de coisas proibidas – inclusive cachorros. Além disso só é permitido nadar na área delimitada pelas bandeiras, onde há salva-vidas
– As praias são mesmo lindas e as pessoas praticam muitos esportes (surf, skate, corrida).

Caminho até Rainbow Bay, com Snapper Rocks ao fundo

Pôr do sol em Coolangatta

Caminho de Currumbin até Coolangatta/Snapper Rocks – ao fundo

Praia de Burleigh Heads – com Surfers Paradise ao fundo

Burleigh Heads
– A infraestrutura é incrível!
Existem caminhos/trilhas entre todas as praias, com calçamento, bebedouros, árvores. Por exemplo andamos cerca de 10 km entre Currumbin e Rainbow Bay (Snapper Rocks) e apenas um pedaço pequeno era sem calçamento, ainda assim era gramado e em bom estado). E então um senhor local nos abordou pra explicar o motivo de ali ainda não haver uma boa estrutura!

Chuveiros na saída da praia

Caminhos entre praias
A maioria das praias é circundada por parques, com muita área gramada, árvores, sombra, banheiros e área pra alimentação.
Por todo o lado existem churrasqueiras públicas à gás: você aperta um botão e ela e começa a esquentar, então você pode fazer um churrasco na beira da praia, por exemplo.
E as pessoas usam muito as área públicas, especialmente nos finais de semana, quando os parques e praias ficam lotados. Os australianos definitivamente são adeptos de atividades outdoor.

Área pública com churrasqueira e mesas

Mesas, lixeiros e estacionamento – tudo na frente da praia

Churrasqueira pública

Churrasqueira pública
A Gold Coast é uma região mais barata pra se viver, e isso é refletido nos valores de hotéis, alimentação e compras. Tem um clima parecido com o brasileiro – com verões quentes, e também é conhecida por ter uma comunidade grande de brasileiros que vivem, estudam e/ou trabalham por lá – e não é difícil entender o porquê!
Veja também: Passeio saindo da Gold Coast – Byron Bay, no post do blog Destinos e Afins
Comentários
Nossa… quantas dicas boas. Parabéns! Muito obrigado pela ajuda. Este blog somado com o blog https://rotadocanguru.com.br realmente vem me ajudando bastante. Grande abraço