Dubai é um dos destinos mais procurados no Oriente Médio. Lugar que mistura cultura e história com a modernidade das grandiosas obras de engenharia. Sua localização e hub aéreo permitem encaixar os Emirados Árabes com roteiros pela Ásia ou Maldivas, por exemplo. Veja o que fazer em um roteiro de 3 dias em Dubai com bate e volta a Abu Dhabi.
Viagem para Dubai
Onde fica Dubai?
Dubai fica nos Emirados Árabes Unidos, na costa do Golfo Pérsico, sendo um dos sete emirados que compõe o país. A capital dos EAU é Abu Dhabi. Dubai é o emirado mais populoso.
Qual a melhor passagem para Dubai?
A Emirates opera voos diretos para Dubai, partindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Por ser um voo direto considero essa a melhor opção, apesar de existirem diversas outras possibilidades de chegar aos Emirados Árabes fazendo conexão. A partir de Dubai é possível continuar sua viagem para muitos destinos da Ásia, Polinésia Francesa, Austrália, entre outros.
Religião e cultura
O islamismo é a religião oficial e para os muçulmanos o Alcorão é o livro sagrado. Chegar em Dubai pode ser um impacto cultural. Já na imigração no aeroporto você se depara com muitos árabes, vestindo suas roupas típicas e diversos outros cidadãos do mundo como indianos e turcos, cada qual com sua cultura e trajes diferentes.
Considero importante se adequar à cultura local e uma parte importante diz respeito ao modo de se vestir. Evite usar roupas curtas. Especialmente para mulheres, a recomendação é que joelhos e ombros estejam cobertos. Sei que isso pode não ser tarefa fácil com o calor que faz por lá, mas usando roupas leves é possível. Curiosamente não encontramos nenhum turista que estivesse fora do recomendado.
Nas praias é permitido usar roupa de banho e no dia que fomos à Jumeirah Beach a praia estava lotada. Algumas placas avisam que fora da área de praia não é permitido permanecer com os trajes de banho.
Moeda
A moeda oficial é o Dirham. Um real equivale aproximadamente um dirham. Existem muitas casas de câmbios nos shoppings, hotéis e no aeroporto, sendo que dólares e euros são facilmente aceitos.
Língua
O idioma oficial é o árabe, porém o inglês é bastante falado. Inclusive vimos crianças conversando entre si em inglês, de forma bem natural.
Transporte
Dirigir em Dubai é fácil, as ruas são bem sinalizadas e quase não há trânsito, então considero que a melhor opção é alugar um carro. O transporte público é eficiente e amplo, mas achamos um pouco caro, especialmente para trechos curtos e considerando que estávamos em duas pessoas. Há muitos táxis e carros de Uber disponíveis. Nós utilizamos táxi e Uber por dois dias e alugamos carro por um dia, para ir até Abu Dhabi.
Onde ficar
Ficamos perto do Dubai Mall, lugar conhecido como Downtown Dubai. Adorei a localização pois fica próximo do shopping, Burj Khalifa e atrações como o show das fontes. Ao mesmo tempo é caminho para qualquer parte da cidade e bem servido de transportes. Tem um post completo do hotel que ficamos aqui.
Também considero uma boa opção ficar próximo de Dubai Marina ou Jumeirah Beach. Para opções mais baratas considere procurar em Deira, que fica relativamente próxima do aeroporto e do Gold Souk.
Precisa de hotel em Dubai? O Booking tem diversas opções, muitas com cancelamento grátis!
Roteiro de 3 dias em Dubai
Primeiro dia – Dubai Miracle Garden, Dubai Marina e Jumeirah Beach
Acorde cedo para aproveitar o Dubai Miracle Garden nas primeiras horas da manhã, quando o calor é um pouco menor. O jardim é surreal de tão lindo e merece estar no seu roteiro de 3 dias em Dubai. São milhões de flores formando esculturas incríveis em um lugar fotogênico e diferente. Tem um post só pra ele aqui. Cerca de duas horas são suficientes para explorar bem.
O jardim fica na mesma direção de Palm Jumeirah, Jumeirah Beach e Dubai Marina, então nada melhor do que aproveitar o dia por esses lados.
Saindo do jardim uma opção é seguir até Palm Jumeirah, a ilha artificial construída em forma de palmeira. A ilha é essencialmente residencial e hoteleira. No final da ilha está o hotel Atlantis Resort, que tem um parque aquático aberto ao público. Caso goste ou esteja com crianças pode ser uma boa escolha para passar a tarde.
Nós conhecemos a parte dos restaurantes e área aberta ao público e almoçamos por lá. É tudo bem mais caro do que em outras regiões de Dubai, então fica o alerta. Quanto à ilha, não dá pra perceber muito que estamos em uma ilha pois são muitas construções e estradas. É fato que ela é mais impressionante quando vista de cima.
Caso não queira ir até a ilha, uma boa opção para almoçar e passar um tempo é conhecer o Mall of Emirates, segundo maior shopping dos Emirados. Ou o Marina Mall, ao lado de Dubai Marina. Lugar com vários restaurantes e clima bem legal.
Estando em Dubai Marina, poucos minutos de caminhada te levam até a área mais legal dessa região. É a Jumeirah Beach Residence, complexo que conta com uma praia pública e um calçadão para pedestres no maior estilo americano de ser.
Esse lugar é o The Walk at JBR. É uma via cheia de hotéis, restaurantes legais, bares, lojas e feirinhas. Ao final da área comercial fica a entrada da praia e tem um calçadão fofo/estofado na areia. Coisa de Dubai mesmo! Além disso tem banheiros, vestiários e mais restaurantes. A praia é linda, o mar do Golfo Pérsico é azul clarinho com água cristalina. Aproveite o final do dia na praia e curta a região que é incrível.
Observação: essa não é aquela praia onde as pessoas batem foto com o hotel Burj Al Arab ao fundo. A praia do Burj Al Arab não fica longe mas ela é privada e tem apenas uma parte pública. A JBR Beach é muito mais animada e interessante.
Segundo dia – Abu Dhabi, Dubai Mall, Dubai Fountain
Em um roteiro de 3 dias em Dubai é interessante reservar um dia para conhecer Abu Dhabi, emirado vizinho que fica a cerca de 130km de Dubai. Nós saímos pela manhã e o objetivo maior era conhecer a Mesquita Sheikh Zayed. Aqui tem um post completo sobre ela. Você também pode aproveitar para conhecer outras atrações de Abu Dhabi como o Louvre ou o Parque Ferrari World.
Após um dia na estrada, nada melhor que uma programação mais tranquila, um passeio no shopping por exemplo. Mas quando se fala no maior shopping do mundo espere andar muito e se perder algumas vezes dentro dele! É impressionante o tamanho do Dubai Mall. Quando achamos que tínhamos visto tudo, eis que aparece uma nova ala, enorme, que nem tínhamos passado ainda.
Lá você encontra praticamente todas as lojas possíveis. Marcas de luxo, fast fashion, supermercado, lojas típicas. Parece não ter fim. Além disso tem uma área de alimentação enorme, pista de patinação no gelo, parque de diversões, um dos maiores aquários do mundo. Tudo dentro do shopping.
É junto ao Dubai Mall que fica o Burj Khalifa e o reservatório onde acontece o show de águas e luzes conhecido como “The Dubai Fountain”. É o maior espetáculo de fontes dançantes do mundo. Realmente impressionante! A título de comparação, é bem maior que o show das fontes do Bellagio, em Las Vegas. A água atinge níveis muito altos, são muitas fontes e a combinação com a música faz com que tudo harmonize.
Alguns minutos antes do show começar acontece uma projeção de luzes bem legal no Burj Khalifa, vale a pena parar para assistir também. Cada novo show traz uma projeção e uma música diferente. Nós assistimos o show três vezes em uma noite, de tão lindo e deslumbrante que é.
Você pode assistir de dentro do Dubai Mall em lojas como a Apple, que tem uma sacada de frente para o reservatório. Porém no dia que fomos estava lotado e eu preferi muito mais a experiência de ver o show do chão mesmo, no mesmo nível das fontes. Qualquer lugar ao redor do lago será bom para ver. Também é possível jantar vendo o show de algum dos restaurantes que ficam próximos.
Os shows acontecem em alguns horários durante o dia. Para conferir os horários atualizados veja o site oficial aqui. À noite começam as 18h e seguem até meia noite, a cada meia hora. O show é gratuito, mas se você quiser pode pagar para fazer um passeio de barco pelo lago durante o espetáculo.
Terceiro dia – Subida ao Burj Khalifa
Não dá pra ir embora dos Emirados Árabes sem subir o Burj Khalifa e reservamos o último dia do roteiro de 3 dias em Dubai para fazer isso.
Os tickets têm data e horário marcados. Recomendo comprar com antecedência para poder escolher dia e horário desejados. Para ver disponibilidade, preços atualizados e comprar seu ticket vá ao site oficial, aqui. Se puder evite finais de semana pois podem se formar longas filas. Há opção de comprar um ingresso com “fura fila” mas o valor é quase 3 vezes o preço do ingresso normal. Nós fomos em uma segunda-feira pela manhã e foi muito tranquilo, poucas pessoas e subida imediata. Compramos o ingresso básico por cerca de R$ 140, que dá direito a subir até os andares 124 a 125.
Dica: reserve pelo menos meia hora antes do seu horário para poder se achar no Dubai Mall. O shopping é muito grande e pode levar um bom tempo até você encontrar a entrada para o Burj Khalifa, que fica no piso inferior do Dubai Mall.
A subida até o andar 125 leva cerca de 1 minuto e no elevador acontece uma projeção mostrando outras torres do mundo, conforme vamos passando a altura delas, como Torre Eiffel, Petronas Towers, Empire State. Quando o elevador se abre já estamos próximos de ter a vista do prédio mais alto do mundo.
É possível descer de escadas até o andar 124 que possui um deck aberto. E você pode ficar lá por quanto tempo quiser.
Lá em cima há uma loja de lembrancinhas com ótima opções. São produtos oficiais do Burj Khalifa e “At the Top”. No Dubai Mall também existem algumas boas lojas com outros tipos de souvenirs, mais baratos e também muito bonitos.
Como não pegamos nenhuma fila o tour levou cerca de 3 horas, mas espere gastar muito mais tempo caso vá no final de semana ou em horários de pico.
Esse roteiro de 3 dias em Dubai contempla algumas das atrações mais interessantes da cidade. Se você tiver mais tempo ou quiser outras opções pode conhecer o mercado de ouro Gold Souk, fazer um passeio de barco por Dubai Creek ou conhecer algum restaurante no Burj Al Arab.
O Blog Passaporte com Pimenta tem um post bem legal sobre os mercados de Dubai, um guia com os melhores souks da cidade.
Dubai tem opções para todos os gostos e bolsos. Cidade que impressiona pelas obras de engenharia mas também pela riqueza, cultura e tradições tão diferentes das nossas.
Comentários
Que roteiro completo sobre Dubai. Amei as fotos e viajei com voce. O que mais gostei foi o Miracle Garden, que lindas flores. 🙂
Olha, foi dos meus lugares favoritos também.. é muito incrível ver tantas flores embaixo do calor do deserto..
aww este jardim de Dubai é um encanto, acho que está entre um dos lugares que mais me atraem na cidade, ainda não conheço, mas quem sabe um dia. Deve ser uma experiência incrível visitar um lugar cuja a cultura é tão diferente da nossa, amo essa diversidade.
Abraços
É mesmo Josi, uma das coisas que mais gosto nas viagens.. e nos Emirados Árabes essa diferente é realmente impressionante.
Adorei o post!! estou louca para conhecer Dubai! Já sei o roteiro completo agora!!
Que bom! É legal que Dubai é caminho pra vários destinos na Ásia, muito fácil de encaixar em vários roteiros.
Tenho uma amiga que viaja para Dubai frequentemente há cerca de 15 anos e ela sempre me conta maravilhas de lá. Espero conseguir conhecer um dia.
Ah vai sim, eu adorei!
Dubai é muito legal e impressionante. Mas vale conjugar com mais algum lugar mesmo.
Ah isso é mesmo, ainda mais que é caminho pra vários lugares interessantes.