Roteiro em Buenos Aires: a capital argentina é um destino ótimo para ser explorado em 3 dias. É perto, muitas cidades possuem voos diretos e eventualmente aparecem promoções de passagens, seja pagando em dinheiro ou em milhas.
É claro que se você tiver mais tempo vai conseguir fazer mais coisas ou aproveitar com mais calma. Mas 3 dias são suficientes para você ter uma noção da cidade, conhecer os principais pontos turísticos, comer muito bem e ficar com vontade de voltar!
Roteiro de 3 dias em Buenos Aires
Transporte em Buenos Aires
Antes de mais nada é importante dizer que Buenos Aires é uma cidade ótima para se conhecer a pé. Andar pelos jardins, praças e ruas largas é a melhor forma de descobrir a cidade!
Mas para distâncias mais longas, o táxi funciona muito bem. São muitos táxis e você não deve ter dificuldade em chamar um. Nós nunca esperamos mais que um minuto para conseguir um carro livre. Por outro lado Uber nós chegamos a pedir uma vez, mas o carro nunca chegou, o tempo de espera cada vez aumentava mais e acabamos cancelando a corrida. Pode ter sido falta de sorte mas foi a nossa experiência. O valor da corrida de Uber teria sido cerca de 20% mais barata que a do táxi, mas a diferença não é considerável. O metrô também funciona muito bem em Buenos Aires, apesar de não termos utilizado dessa vez pois estávamos em 4 pessoas, então o táxi sempre compensava.
Veja também: TRANSFER EM BUENOS AIRES – COMO IR DO AEROPORTO ATÉ O CENTRO
Golpes dos taxistas
Dessa vez não tivemos nenhum problema com os taxistas mas é bom estar atento pois eles são famosos pelos golpes que aplicam aos turistas. Os mais conhecidos são os das notas trocadas ou notas rasgadas. Por exemplo você entrega uma nota de cem pesos e o motorista rapidamente troca por uma de dez pesos e alega que você deu essa nota pra ele, e que falta dinheiro. Ou você entrega uma nota boa e ele troca por uma nota rasgada alegando que ela não vale nada e que precisa de outra nota.
Nós já sofremos uma tentativa de golpe em uma outra viagem a Buenos Aires. A corrida tinha dado cerca de 80 pesos, eu dei uma nota de 100 e ele falou que era 10. Como eu já sabia do golpe fiquei furiosa, e o taxista com medo de que eu denunciasse ele. Ficou desesperado falando “no soy malo, no soy malo”. Me deu o troco rapidinho e pediu desculpas. É um episódio engraçado mas se você não está preparado pode ser enganado.
Nessa viagem não tivemos problemas, pelo contrário, os taxistas foram sempre muito educados e tranquilos. De toda forma uma boa dica é sempre quando for pagar entregar as notas e ir falando o valor delas, de forma clara. Assim já intimida qualquer tentativa de golpe.
Câmbio em Buenos Aires
Em setembro de 2019 o câmbio estava em torno de 13 pesos a cada real. Fizemos câmbio em casas de câmbio na rua Florida esquina com a Lavalle e na própria rua Lavalle, ambas no centro. Pelo que percebemos o valor varia pouco entre as casas de câmbio. Apenas evite trocar muitos pesos no sábado, pois como não é dia útil a cotação costuma ser pior. Além disso, dólares e reais são bem aceitos em restaurantes, hotéis e passeios mas a cotação nem sempre será das melhores, então é melhor ter pesos contigo.
Roteiro em Buenos Aires
Dia 1 – La Boca, Caminito, San Telmo
La Boca é o bairro que abriga o famoso estádio La Bombonera, sede do time Boca Juniors. Sem dúvida para quem gosta de futebol vale uma parada e até um tour. Veja mais informações aqui.
Apenas 4 quadras do estádio está o Caminito, uma rua famosa por suas casas coloridas com fachadas de chapa de metal, que caracterizam o local desde o final do século 19, quando serviam de residência para imigrantes italianos. O Caminito não pode ficar de fora do seu roteiro em Buenos Aires. O local é muito pitoresco, com a rua de paralelepípedos e os dançarinos de tango presentes. Além disso é um dos melhores lugares para comprar lembrancinhas em Buenos Aires. Há muitas lojas e galerias, bastante variedade e preços muito bons.
Depois de passear pelo Caminito vá para San Telmo, a cerca de 3km. O bairro é cheio de brechós, lojas de decoração e antiquários. Se possível deixe esse dia de roteiro para ser feito no domingo, já que é o dia que acontece a famosa feira de antiguidades na praça. Tem muitas barraquinhas com itens antigos, de coleção e dá pra encontrar coisas bem legais lá.
Dia 2 – Recoleta, Palermo e show de tango
Esse é um dia para ser explorado a pé. Se você gosta de caminhar vai passar por ruas lindas. Caso não goste ou não possa caminhar pegue um táxi, sem problemas.
Cemitério da Recoleta
Ande pela Avenida Alvear, onde fica o famoso Hotel Alvear Palace, em direção ao Cemitério da Recoleta. Ainda que seja um ponto turístico polêmico, vale a pena incluir no seu roteiro em Buenos Aires e conhecer. O cemitério é um dos mais famosos do mundo e ficou conhecido principalmente pelo luxo das lápides, que refletem um passado de riquezas na Argentina.
Pertinho do cemitério fica a Faculdade de Direito e a Floralis Generica, são menos de 10 minutos andando.
Floralis Generica
A Floralis Generica é uma escultura metálica em formato de flor, construída pelo arquiteto argentino Eduardo Catalano. Ela fica dentro de um parque com algumas trilhas e áreas para descanso. A flor tem 23 metros de altura e conta com um sistema elétrico que abre e fecha as pétalas dependendo da hora do dia. À noite ela se fecha e sai uma luz vermelha do seu interior. Durante o dia ela se abre e atinge seu diâmetro máximo de 32 metros.
Jardim Japonês
A próxima parada é o Jardim Japonês de Buenos Aires. Ele fica a 2km de distância então o táxi pode ser uma boa opção. Como já deve estar próximo do meio dia você pode fazer uma parada para almoço em Palermo, e seguir para o jardim a tarde.
O jardim é um lugar incrível. Conhecido como o maior jardim japonês fora do Japão, é limpo, organizado e cuidadoso em cada detalhe. Você pode alimentar as carpas, andar pelas pontes em estilo oriental e relaxar em algum dos cantinhos charmosos que ele possui. Se possível evite ir no domingo pois fica bem cheio.
A entrada custa 150 pesos argentinos* valor de 2019. Veja mais detalhes e fotos aqui.
O Jardim Japonês fica ao lado dos Bosques de Palermo, Zoológico, Rosedal e Planetário, que são boas opções para continuação do passeio durante a tarde.
Show de tango
À noite não deixe de ir em um show de tango. Há algumas opções de espetáculos em Buenos Aires e cada tipo de show também oferece experiências diferentes. Desde apenas show, até show com jantar ou com aulas de tango. Nós fomos no Madero Tango pela segunda vez e gostamos bastante. É um misto de show e teatro, com jantar, na beira do Puerto Madero. Veja mais aqui.
Dia 3 – Região central e Puerto Madero
Dia para conhecer a região central da cidade. Comece pela Plaza de Mayo e a Casa Rosada.
Casa Rosada
A Casa Rosada é aberta para visitação todos os sábados das 10h às 18h. A visita é gratuita, mas é preciso reservar antecipadamente pelo site: https://visitas.casarosada.gob.ar/
Atrás da Casa Rosada, com entrada pela Av. Hipólito Yrigoyen, fica o Museu Casa Rosada, (antigo Museu Bicentenário). O acervo conta um pouco da história da Argentina desde os tempos coloniais até a atualidade. O museu é gratuito e é aberto de quarta a domingo, das 10h às 18h. Dá para ver tudo em cerca de 1h e vale bastante a pena.
Puerto Madero
Saindo do museu com uma caminhada curta você estará no Puerto Madero, bem na hora do almoço. Há diversas opções de restaurantes por lá. Nós fomos no Villegas Resto e gostamos bastante, já que tem ótimo custo benefício. Muitos restaurantes fazem promoções no almoço com menus fechados bem interessantes por um preço ótimo, vale dar uma pesquisada antes de ir.
Depois do almoço aproveite para conhecer o Puerto Madero, ver a Puente de La Mujer e caso se interesse pode conhecer o Barco Museu Fragata Sarmiento, que fica quase em frente ao restaurante Villegas Resto. A fragata de 1897 hoje é um Monumento Histórico Nacional e museu das viagens e missões oficiais realizadas.
Galerias Pacífico
Partindo de Puerto Madero, cerca de 20 minutos de caminhada e você estará nas Galerias Pacífico, famoso shopping da cidade. Ainda que não pense em fazer compras, o local vale a visita porque é uma construção lindíssima. O prédio é do final do século 19 chama a atenção pela arquitetura e pelo teto com afrescos pintados à mão.
Obelisco
Depois das compras siga em direção à Avenida 9 de Julio para conhecer de perto o Obelisco. Nós fomos durante a noite, e a iluminação deixa ele ainda mais bonito.
Tem mais um dia em Buenos Aires?
Veja como conhecer Colonia do Sacramento no Uruguai.
Onde ficar em Buenos Aires
A região central, de Palermo e Recoleta são ótimas opções. Apesar de a região central ter alguns hotéis mais antigos e ficar mais vazia durante os finais de semana, gosto de poder fazer muita coisa a pé e estar próximo do comércio e de alguns pontos turísticos. Veja algumas opções aqui.
Onde comer em Buenos Aires
Se tem uma coisa que se faz muito bem em Buenos Aires é comer! São muitas opções de restaurantes, muitos especializados em carnes e massas. A comida é muito saborosa e por conta do câmbio, o valor fica muito atrativo pra nós brasileiros. Restaurantes que fomos e recomendamos: Don Julio, Villegas Resto, Freddo para sorvetes e o tradicional Café Tortoni para um cafezinho.
Compras em Buenos Aires
O que mais vale a pena comprar em Buenos Aires são vinhos e produtos tradicionais como doce de leite e alfajores. Há algumas opções de vinhos nas lojas do Carrefour. E há várias lojas especializadas em vinhos. Nós compramos algumas garrafas no Carrefour mesmo. Na foto dá pra ter uma ideia dos valores, divida o valor por 13 para ter o preço em reais. O Carrefour não vende bebidas alcoólicas entre 23h da noite e 8h da manhã do dia seguinte, mesmo nas lojas 24h. Então não deixe pra fazer as compras muito tarde da noite.
Compramos doce de leite e alfajores em diversas lojas como “La casa del Dulce de Leche”, lojas Open 25h, e em lojinhas no Caminito. Os preços são semelhantes, vai de você experimentar qual gosta mais. Muitas lojas oferecem uma provinha para experimentar.
Vinho na bagagem de mão
Dica: em 2019 a Gol e Qatar estavam aceitando até 6 garrafas de vinho (5 litros) como bagagem de mão. Achei ótimo pois evita de quebrar as garrafas e diminui o peso da bagagem despachada. Inclusive os atendentes do balcão foram bem solícitos e estavam orientando quem estava com excesso de peso na bagagem despachada a colocar as garrafas na bagagem de mão.
SEGURO VIAGEM
Precisa de seguro viagem? Não é obrigatório mas é muito recomendado! O investimento para uma viagem de 7 dias é de cerca de 20 dólares, valor muito baixo considerando os benefícios de ter um seguro viagem. Mala atrasada, uma gripe forte, uma intoxicação alimentar ou mesmo uma internação e cirurgia, são problemas que podem acontecer durante sua viagem e que podem ser muito caros! Viajando com o seguro você vai tranquilo como uma viagem de férias merece. Eu uso e recomendo a Seguros Promo. Você pode comparar vários planos, escolher o melhor para você e comprar em poucos minutos. O site é fácil e intuitivo. E tem CUPOM DE DESCONTO: usando esse link aqui e o código “DEZMILMILHAS5” você ganha 5% de desconto. E se fizer o pagamento no boleto tem mais 5%!
Comentários