Sobre a TAP
Nos últimos dias a TAP foi assunto de muitas conversas entre viajantes. E não foi por boa coisa. Dia 07/06 a cia divulgou nota informando que não iria mais aceitar bilhetes emitidos pela Avianca Brasil ou pelo Programa Amigo:
“Em razão do processo de recuperação judicial da companhia aérea Avianca Brasil e diante da suspensão desta companhia do Acordo Multilateral Interline pela Associação Internacional de Transportes Aéreos IATA, a TAP informa que, a partir do dia 15 de junho de 2019, não poderá aceitar bilhetes emitidos pela Avianca Brasil e pelo Programa Amigo para embarque em seus voos. Diante disso, a TAP recomenda que os Clientes com bilhetes para viagens depois desta data procurem a Avianca Brasil ou o Programa Amigo, companhia aérea emissora dos seus bilhetes, para que realizem os procedimentos de reacomodação junto a outros operadores ou de reembolso do bilhete.”
Uma decisão que prejudica muitos clientes e que vai contra o que rege o Código de Defesa do Consumidor, no que se refere a responsabilidade solidária.
Desde então muitas pessoas entraram na justiça para garantir seu direito de viajar e já há uma liminar do estado do Mato Grosso do Sul que determina que todos clientes devem ter seus bilhetes honrados pela TAP.
A TAP entrou em contato com alguns blogueiros informando que honrará as passagens de viagens que iniciem até 30/06/2019. Como essa data foi definida é uma incógnita, pois não faz o menor sentido definir uma data fim ao invés de levar em conta a data de emissão do tíquete. Parece que nem eles sabem o que estão fazendo. Ou pelo contrário, sabem sim, e estão medindo qual poderá ser o prejuízo caso mantenham a decisão.
A Beatriz do blog Milhas e Destinos fez um trabalho excelente divulgando e orientando os leitores, e fez uma central de ajuda, que é o local ideal para quem está nessa situação tirar dúvidas e se atualizar. Segue o link aqui.
Sugerimos que todos que estejam nessa situação busquem seu direito de embarque, pois a atitude da TAP é absurda. Ela manteve as emissões via Amigo por muito tempo, quando as outras cias aéreas parceiras já tinham bloqueado as emissões, provavelmente já por conta da situação da Avianca Brasil.
Sobre a confiabilidade dos programas de milhagem
A confiabilidade dos programas de milhagem fica cada vez mais sensível, especialmente depois de situações como essa da TAP.
Mas além disso, já vimos inúmeras vezes situações em que o consumidor ficou com o prejuízo. Por exemplo nas alterações de tabelas de resgate sem aviso prévio com prazo razoável, alterações de regulamento dos programas de fidelidade, alterações de regulamento dos clubes, entre outras.
Diante dessas situações precisamos ficar de olhos bem abertos. É prudente só enviar pontos para os programas de milhagem caso já se tenha uma emissão em mente. Fazer poupança de pontos não vale a pena.
ATUALIZAÇÃO: em 14/06 a TAP divulgou alerta informando que aceitará todos os bilhetes emitidos pela Avianca Brasil e pelo Amigo.
“14/06/2019 – Esclarecimentos da TAP sobre os Bilhetes emitidos pela Avianca Brasil e pelo Programa Amigo
A TAP vem a público esclarecer que aceitará todos os bilhetes com reservas confirmadas e que tenham sido emitidos pela Avianca Brasil. O objetivo da TAP é garantir a tranquilidade dos Passageiros mesmo que a Avianca Brasil esteja em processo de recuperação judicial e suspensa do Acordo Multilateral Interline da IATA – Associação Internacional de Transportes Aéreos. A TAP lamenta o transtorno causado e espera que os seus Passageiros façam uma boa viagem.”
Comentários