A maioria das pessoas lembra de Blumenau por causa da Oktoberfest, mas a cidade cada vez mais se consolida como um pólo cervejeiro e aposta na cerveja não apenas como bebida alcoólica, mas como um produto de harmonização e de qualidade.
Recentemente a cidade recebeu o título de Capital Brasileira da Cerveja através de uma lei federal e a região também oficializou o Vale da Cerveja, uma rota turística que envolve visitas às cervejarias, passeios por pontos turísticos e comércio do Vale Europeu, degustação da gastronomia típica e outras atividades.
Você sabia que lá existe até faculdade pra isso? É a Escola Superior de Cerveja e Malte, que tem desde cursos de curta duração até o curso de bacharelado em Engenharia de Produção Cervejeira, o primeiro curso de graduação nesse sentido fora da Alemanha.
Durante o 1º Blogando no Vale Europeu fizemos um tour com visitas a algumas cervejarias e locais especializados.
Adega Blumenau:
Uma loja especializada em bebidas, com opções de cervejas, vinhos, espumantes entre outros. Um paraíso pra quem gosta de boa bebida. Fomos recebidos pelos proprietários Leandro e Daniele e pelo sommelier João Laureano, que nos explicou sobre alguns rótulos e fizemos uma degustação excelente!
Fanpage: Adega Blumenau
Endereço: Rua João Pessoa, 707 – Velha, Blumenau
Cervejaria Blumenau:
Fizemos um tour pela Cervejaria Blumenau, em que o sócio proprietário Valmir Zanetti nos contou sobre a história da marca e mostrou os passos da produção de cerveja, dando toda explicação. São produzidos 10 rótulos próprios, incluindo a Catharina Sour, que é um novo estilo de cerveja artesanal criado pelos produtores catarinenses no qual são adicionadas frutas para dar refrescância e acidez.
Na Blumenau a fruta utilizada é o pêssego, dando origem à Catharina Sour – Sun of a Peach, que já foi premiada com medalha de prata no Australian Int’l Beer Awards de 2016.
Atualmente a cervejaria produz também para outras cervejarias, que eles chamam de “ciganas” – aquelas que não têm capacidade de produção própria e terceirizam a produção.
O tour pela Cervejaria Blumenau custa R$20,00 por pessoa e eles atendem grupos de até 30 pessoas por vez. É preciso ir com calçado fechado e é bom fazer um agendamento prévio por telefone. Após a visita há uma degustação de cervejas.
Fanpage: Cervejaria Blumenau
Endereço: Rua Arno Delling, 388 – Itoupavazinha, Blumenau
Site: http://www.cervejablumenau.com.br/
Cervejaria Container:
Cerveja inglesa em terra de alemãs! O Ike, um dos sócios da Container, nos recebeu e nos explicou tudo sobre a marca. A Container além de cervejaria também é um típico pub inglês. O pub tem vista pra fábrica, devidamente caracterizada como as estações de metrô londrinas. Aliás tudo por lá é pensado nos detalhes: da cabine telefônica da entrada às peças autografadas por bandas de rock. Uma pena que nossa passagem por lá foi rápida e acabamos não conhecendo a fábrica, mas a visita completa, com palestra, fábrica e degustação custa R$32,00, e olha, vale muito a pena conhecer!
Fanpage: Cervejaria Container
Endereço: Rua Gustavo Zimmermann, 4764 – Itoupava Central, Blumenau
Site: http://www.cervejariacontainer.com.br/
Vale do Lúpulo:
Depois de conhecer tantas cervejarias artesanais nada melhor do que aprender a fazer sua própria cerveja! O Vale do Lúpulo é o lugar pra quem quer conhecer mais sobre a cultura cervejeira caseira. Lá é possível comprar ingredientes e acessórios, fazer cursos de cervejaria caseira e degustar algumas das cervejas produzidas por eles.

Experimentando uma das cervejas produzidas por lá com os blogueiros, a guia Sissi, a Mac do Hotel Himmelblau e os proprietários do Vale do Lúpulo.
Fanpage: Vale do Lúpulo
Endereço: Rua Soldado Mario Luis Bertolini, 373 – Fortaleza, Blumenau
Site: http://www.valedolupulo.com.br/
O 1º Blogando no Vale Europeu teve como apoiadores:
Apoio Institucional: Convention Bureau Blumenau, Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau, Vila Germânica, Prefeitura Municipal de Pomerode
Apoio: Plaza Hotel Blumenau, Himmelblau Palace Hotel, Hotel10 Blumenau, Slaviero Essential Blumenau, Hotel Glória, Hotel Ibis Blumenau e Hotel Steinhausen
Parceiros: Effort Digital, Restaurante Thapyoca, SealBag, Executivo Transportes, FeelClean, Museu Hering, Cerveja Blumenau, Restaurante Pertutti, Cervejaria Container, Cervejaria Schornstein, NeoPrint Gráfica Digital, Adega Blumenau, Mortadella Ristorante & Pizzeria, RDK Turismo, Blog a Vida é Uma Corrida, Mulheres Que Correm
Comentários
Cervejaaaaaaaa! Uhuuuu. Foi muito bom, né? Amei conhecer Blumenau, estar com vocês e ainda provar todas estas cervejas artesanais <3 Beijos
Eee Denise, muito bom né.. adorei te conhecer! A gaúcha mais carioca que conheço! Beijos!