Gardens by the Bay e as árvores futuristas em Singapura

Mundo, Singapura
21/09/2018

Os jardins da baía de Singapura ou Gardens by the Bay complementam a paisagem da cidade e chamam atenção de turistas do mundo todo. É um projeto futurista e moderno, que combina perfeitamente com Singapura.

Gardens by the Bay panorama do jardim visto do alto do Marina Bay Sands

Panorama do jardim visto do alto do Marina Bay Sands, com “Supertree Grove” à direita

Gardens by the Bay 

O complexo é formado por jardins, lagos, as super árvores e os conservatórios e ocupa mais de 100 hectares de aterro na área da Marina Bay. Foi inaugurado em 2012 e já ganhou prêmio como destaque na arquitetura. Faz parte da estratégia do governo para tornar Singapura cada vez mais verde e com jardins integrados e abertos à população.

Gardens by the Bay – O que ver

O que mais chama atenção à primeira vista são as enormes “Supertrees”. Árvores artificiais construídas de aço e concreto e que foram pensadas para servirem como jardins verticais. São 18 no total e 12 delas ficam concentradas na área chamada de “Supertree Grove”, inegavelmente a parte mais impressionante do jardim.

Gardens by the Bay - Supertree Grove

Gardens by the Bay – Supertree Grove

Elas medem de 25 a 50 metros de altura. Algumas delas têm células fotovoltaicas para geração de energia para o show de luzes que ocorre à noite, outras possuem estruturas que servem como exaustores para as estufas do jardim. Foram plantadas mais de 160 mil exemplares de bromélias, orquídeas e outras plantas tropicais nas 18 árvores artificiais. Aliás, tem até espécies nativas brasileiras como a Tillandsia stricta, uma bromélia bem comum nas áreas de mata atlântica.

Gardens by the Bay sistema de coleta de água da chuva e energia

Gardens by the Bay sistema de coleta de água da chuva e energia

Gardens by the Bay árvores artificiais

Gardens by the Bay árvores artificiais

Gardens by the Bay OCBC Skyway

Gardens by the Bay

Há uma passarela que liga duas das árvores, chamada de OCBC Skyway. A passarela fica a 22 metros de altura do chão e tem 128 metros de extensão. Em 2018 pagamos 8 dólares de Singapura pelo acesso. A subida vale muito a pena porque do alto dá para ver melhor os detalhes da construção, além de ter uma vista espetacular do jardim e da cidade.

Gardens by the Bay árvores futuristas

Gardens by the Bay árvores futuristas e a passarela que liga duas delas

Gardens by the Bay detalhe das árvores vistas de cima da passarela

Gardens by the Bay detalhe das árvores vistas de cima da passarela

Gardens by the Bay Marina Bay Sands

Gardens by the Bay Marina Bay Sands

Gardens by the Bay vista incrível da passarela

Gardens by the Bay vista incrível de cima da passarela

Gardens by the Bay vista para o centro e o porto

Vista para o centro e para o porto, detalhes da supertree

Gardens by the Bay jardim visto de cima da passarela

Gardens by the Bay jardim visto de cima da passarela

Fomos pela manhã e não tinha nenhuma fila, poucas pessoas estavam conosco na passarela. O horário de pico para subida é a noite, por causa do show de luzes que acontece diariamente as 19h45 e 20h45. Verifique horários atualizados no site oficial, aqui. O show dura 15 minutos, é gratuito e lindo! Imperdível!

Dica: se você tem apenas um dia para visitar o jardim recomendo que vá a tarde, assim pode aguardar o show de luzes da noite.

Gardens by the Bay supertrees se iluminam a noite

Gardens by the Bay supertrees se iluminam a noite

Outras 6 árvores estão espalhadas em blocos de 3 em outras áreas do complexo, que ainda conta com 4 jardins típicos: malaio, chinês, indiano e colonial. Além de lagos, esculturas e tantos lugares igualmente lindos que se não fosse o calor escaldante de Singapura eu poderia passar longas horas andando por lá.

Gardens by the Bay esculturas

Gardens by the Bay esculturas

Gardens by the Bay jardim futurista

Gardens by the Bay

Gardens by the Bay Heritage Gardens

Heritage Gardens e Marina Bay Sands ao fundo

Veja como é se hospedar no Marina Bay Sands aqui!

Há dois conservatórios em forma de estufas de vidro: Flower Dome e o Cloud Forest. Em 2018 o valor do ingresso era de 28 dólares de Singapura.

O Flowe Dome representa o clima mediterrâneo seco e possui muitas plantas exóticas, além de oliveiras milenares e baobás. É a maior estufa de vidro sem colunas do mundo, listada em 2015 pelo Guinness World Records.

O Cloud Forest representa um clima de altitude, de montanhas. Ele é arquitetado para que você suba de elevador e desça uma rampa como se estivesse descendo a montanha. A cachoeira interna certamente é um dos pontos altos.

Gardens by the Bay estufas Flower Dome e Cloud Forest

Gardens by the Bay estufas Flower Dome e Cloud Forest

Gardens by the Bay – Quanto custa

A maior parte do jardim é gratuita e aberta ao público. São cobrados ingressos apenas para os conservatórios Flower Dome e Cloud Forest e para subir na passarela OCBC Skyway.

Gardens by the Bay – Como chegar e estrutura

Se estiver hospedado no Marina Bay Sands ou na região de Marina Bay o acesso para pedestres é feito por uma passarela a partir do hotel.

Se vier de metrô, a estação de metrô mais próxima é a Bayfront. Pare no CE1 se você for com a Circle Line, linha laranja. Pare no DT16 se você for com a Downtown Line, linha azul. Pegue a saída B que dá diretamente no jardim.

Há banheiros, lojas de lembrancinhas, restaurantes e cafés espalhados pelo jardim. Tem até um bistrô localizado no alto da maior árvore artificial.

O site do Gardens by the Bay é bem completo e fácil de visualizar, recomendo dar uma olhada, aqui. Considero uma atração imperdível em Singapura. Lugar único no mundo!

PRA SUA VIAGEM
Precisa de hotel? O Booking tem diversas ofertas, com opção de cancelamento grátis!
Precisa alugar um carro? A RentCars compara preços em mais de 100 locadoras e você não paga IOF
Não esqueça do Seguro Viagem! A Seguros Promo garante o melhor preço e ainda tem 5% de desconto pra leitores do blog, é só usar o cupom DEZMILMILHAS5
*O Blog Dez Mil Milhas é afiliado do Booking, RentCars e Seguros Promo e recebe uma comissão pelas vendas feitas através dos links divulgados aqui. O leitor não paga nada a mais por isso (em alguns casos tem até desconto!) e contribui pra que novas dicas de viagens sejam trazidas pra cá!

Comentários

02/10/18 15:59

O jardim e as esculturas são maravilhosos, mas fiquei de olho na cor da água do mar! Linda!

03/10/18 11:00

Que lugar lindo! Demais visitar, parece que estamos em algum filme futurista. Singapura é uma cidade muito moderna e interessante para viajar!

Dhebora
04/10/18 16:41

Eu sou simplesmente louca pra conhecer esse lugar!! Acho que quando eu for vou seguir sua dica de ir no final da tarde e aguardar anoitecer para ver o show de luzes… super dica!!!

dezmilmilhas
04/10/18 17:14

Minha expectativa também era grande e foi superada, lugar único no mundo.. muito lindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

@dezmilmilhas
by 2bee.cool